Como montar um posto de combustível

A revenda de combustíveis está relacionado à conveniência e mobilidade. Com a possibilidade de transporte da população, especialmente com o desenvolvimento e expansão dos veículos para transporte pessoal, a frequência a um posto de combustível passou a ser uma atividade essencial na vida das pessoas. O abastecimento de um veículo automotor é uma atividade que se incorporou à rotina de grande parte da população.

Se você tem interesse em abrir um posto de combustível em SP, mas não sabe muito bem por onde começar, está no lugar certo! Neste artigo, vamos explicar tudo o que você precisa saber antes de adquirir um terreno, montar a estrutura e entrar com sua operação e mostrar como um parceiro de confiança como a Locação Inteligente pode auxiliar nesse processo!

Por que São Paulo é um mercado atrativo para investir em postos?

O mercado de postos, atende todos os públicos de diversas formas, seja no abastecimento do veículo até mesmo nos serviços oferecidos nos locais. Hoje, com a enorme preocupação que existe em relação ao meio ambiente, o posto passou a incorporar diversas opções ao consumidor em seu portfólio, como a gasolina, que possui vários tipos (comum, aditivada, premium), álcool hidratado, diesel (S10 e S50) e GNV(gás natural veicular).

Só em São Paulo, a cidade mais populosa do país, os números chegam a quase 20 milhões de carros e mais de 5 milhões de motos – isso equivale a 7,4 veículos para cada 10 habitantes.

O rodoviarismo é crucial para manter a economia nacional em movimento e para isso, a dependência do transporte rodoviário é muito marcante, conectando diversas regiões e impulsionando o transporte de mercadorias. Segundo a Sindipeças, a frota de caminhões e veículos pesados cada vez mais vêm avançando, reunindo mais 2,16 milhões de veículos registrados em circulação.

Passo a passo

1.Localização 

Localizar o imóvel ideal para o seu empreendimento é um dos principais fatores de sucesso da sua operação.

A escolha do local deve levar em conta, inicialmente, o tráfego, a direção e o volume de veículos nas redondezas, para assim identificar o potencial do negócio.

A preferência dos empresários do ramo é por terrenos amplos, em esquinas, em avenidas e rodovias e de alta circulação de veículos, com fácil entrada/saída e circulação interna, pois estes garantem a maior visibilidade para os veículos de passagem.

2.Infraestrutura

É imprescindível que o seu planejamento conte com uma infraestrutura completa nos arredores e no local onde o posto de combustível for instalado, trazendo energia elétrica, telefonia, internet e sistema de água e esgoto, além de uma via, preferencialmente, asfaltada.

O posto deve possuir um acesso seguro, bem iluminado e sinalizado, que atraia os clientes e traga praticidade na hora do abastecimento.

Nesse momento é oportuno que haja avaliações no local acerca de inundações, algumas áreas podem estar sujeitas a tal ocorrência e esses riscos devem ser levados em consideração de modo que sua operação não seja prejudicada.

3. Regulamentação 

Certifique-se que seu imóvel está 100% regular em Prefeitura, conferindo e realizando estudos de viabilidade de modo que sua operação seja permitida no local e possa funcionar dentro da lei e normas que regem o setor.

Além das licenças exigidas do próprio setor que giram em torno de 9 documentos em diferentes órgãos, é preciso que o imóvel em si esteja regularizado, com o Habite-se, respeitando a Lei de Zoneamento do Município, já com pagamentos de IPTU em dia e atender todas as exigências da legislação local e do Corpo de Bombeiros Militar.

4. Formatos de negócio

Ao abrir um posto de combustível, o empresário tem duas opções. A primeira é adotar uma bandeira de alguma distribuidora, e a segunda é não adotar nenhuma bandeira e se tornar um posto “bandeira branca”. A prática de adoção de bandeiras funciona da seguinte maneira: a distribuidora subsidia a construção do posto e sua manutenção, e em troca, o posto só poderá vender combustíveis adquiridos daquela distribuidora. Caso o empresário opte por não ter nenhuma bandeira, o mesmo deverá arcar com todo o custo de construção do posto.

Ao adotar uma bandeira, o empresário deve levar em conta alguns aspectos, como a duração do contrato, a quantidade de subsídios que a distribuidora disponibilizará na construção do posto, além da qualidade e da flutuação do preço do combustível fornecido pela distribuidora. Portanto, a tendência do segmento de postos de combustível é continuar crescendo, visto que a frota veicular também continuará crescendo.

 

Posto de combustível

5. Estrutura, pessoal e atendimento 

O elemento essencial que dá origem fisicamente a um posto é sua estrutura de pista, tanques, bombas, linhas de abastecimento, aterramento e outros equipamentos de segurança que serão responsáveis pelo pleno funcionamento da operação e abastecimento dos veículos.

É fundamental que estes itens sejam instalados por empresas e profissionais especializados, de modo que não haja nenhum problema durante o funcionamento da unidade.

A quantidade de profissionais que trabalharão no empreendimento depende do tamanho e do horário de funcionamento do mesmo.

Para um posto de combustíveis que funciona das 7:00 as 21:00 por exemplo, pode-se começar com sete frentistas e um gerente de pista. Caso o posto funcione em horários diferenciados, como o modelo 24/7, serão necessários mais funcionários.

O cartão de visita do seu negócio está diretamente relacionado com o atendimento ao cliente na pista, é feito, geralmente, pelo frentista do posto quando o cliente estaciona o veículo na pista e para fidelização do cliente, é necessário um treinamento robusto, para que o mesmo seja atencioso e rápido.

6. Canais de divulgação do negócio

O canal é o próprio posto em si, caso o posto de combustível pertencer a alguma bandeira, existem os sites que permitem a venda de serviços pela internet, além da oferta de promoções, fidelizando clientes.

Se a empresa não pertencer a uma bandeira, o empreendedor poderá optar pela criação de um site próprio, onde poderá ser feita a divulgação dos itens à venda, com fotografias das instalações e produtos, além de pequenos artigos acerca do cuidado do cliente com o veículo e características de cada combustível.

7. Agregação do valor ao negócio

A abertura de lojas de varejo combinadas dentro dos postos se tornou tendência nos últimos anos, além de permitir que as empresas sobrevivam em meio a concorrência, trazendo comodidade e diversificação de serviços aos consumidores.

No segmento de postos de combustíveis, existem alguns serviços que além de apresentar sinergia, agregam valor à revenda do combustível, como é o caso das óticas, farmácias, lavanderias, restaurantes de fast food, açougues, lava-rápido, lojas de conveniência e outros comércios.

Essa operação conjunta além de beneficiar as redes varejistas também garante benefícios ao proprietário/operador do posto.

8. Planejamento 

Desde o início, maturação e estado de pleno funcionamento, é preciso que o empresário tenha controle do seu planejamento, se atentando a todas os deveres, responsabilidades, despesas fixas e variáveis mensais do negócio, fluidez do capital de giro e auto sustentação do seu investimento.

Após esse artigo, é possível perceber que existem muitos pontos a se pensar antes de abrir um posto de combustível, especialmente em São Paulo, nós como parceiros buscamos oferecer todo o suporte de que você precisa e acompanhamos em todas as etapas do processo, para concretização de um bom negócio. 

A Locação Inteligente facilita o seu trabalho

Nós, da Locação Inteligente, já oferecemos a praticidade de você apenas arrendar um posto de combustível já regulamentado e estruturado de modo que você tenha que se preocupar apenas com a operação e caracterização da unidade, trazendo contratos longos e localizações e galonagens espetaculares.

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